quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FELIZ DIA DO NUTRICIONISTA!

 FELIZ DIA DO NUTRICIONISTA, blogueiras de plantão!

Agora o mais emocionante do dia: a visita à Nitrocorpz!

Gente, que ambiente agradável, alegre, pessoas despojadas e cheias de criatividade. Conversa e cafezinho não faltou! Trocamos muitas idéias e foi notória a distinção de linguagem. 
Claro, cada website tem a característica do contratante (quem solicita a criação do site), muitos deles são empresários buscando divulgar a marca, vender a idéia.
Para isso é necessário muuuuuuita criatividade, muito bom gosto e muito ‘jogo de cintura’.
Saber adequar a linguagem utilizada ao publico alvo é pré requisito, falaram muito disso pra gente. Saber ‘conversar’ com quem está lendo, expor idéias, divulgar opiniões, eventos, publicar boas e novas noticias.
Agora o mais interessante, o público que antes era quase todo de jovens, hoje, já abre espaço para os olhares curiosos de adultos e até idosos! Crianças não ficam atrás, já que são inúmeros os sites hoje de entretenimento infantil!
Fica difícil pensar em como se sobrevivia antigamente sem todo esse mundo virtual!



Segue abaixo alguns trechos interessantes da nossa entrevista para que você também possa seguir as dicas e ter um site de sucesso!



Entrevista – Educação Nutricional (website/blog)

1)           Quais são as características deste canal de comunicação?
Website é todo um conjunto de informações transmitidas via internet através de páginas virtuais. A característica principal deste meio de comunicação é a amplitude, que se mostra pela liberdade de criação, exposição de idéias e conceitos, riqueza de imagens, considerado ferramenta de trabalho e/ou lazer e sem apresentar qualquer tipo de restrição (seja esta, lingüística, cultural, religiosa, racial...) é direcionado a um único e vasto público: o mundo.
Os blogs (Website específico) em gerais trazem conteúdos pessoais, são bem característicos e personalizados de acordo com o que seu criador mais se identifica, além disso, tem a expectativa de criar um vinculo com o leitor, que geralmente é fiel ao blog, por isso, o tipo de linguagem, a faixa etária e o grupo social a qual ele se destina é restrito, mas o conteúdo e a variação de informações que ele pode conter são ilimitados.

2)           Que cuidados devemos ter ao utilizar esse meio?
Websites e blogs podem ser utilizados de forma negativa e até destrutiva, então o maior cuidado a ser tomado, parece clichê, mas não falha, é seguir a ética, o que ao contrario do que muitos pensam não irá limitar a liberdade de expressão e comunicação deste meio. Mais especificamente, para o dono do site, deve-se apresentar preocupação com a estética, linguagem e conteúdo apresentados na página, bem como a renovação de idéias para atender aos mais variados públicos.            
Já para os leitores/internautas, os cuidados a serem atentados podem variar de acordo com a finalidade a qual ele busca este meio. As informações disponíveis nem sempre apresentam rigor científico, sendo assim, ao usá-lo como ferramenta de estudo ou trabalho deve-se conhecer os autores e a origem do conteúdo ali presente.
 Em casos de compra e venda de mercadorias o navegante deve ter referencias do site antes de efetivar qualquer negociação e fazê-la sem causar transtorno ou ser prejudicado. As redes sócias são as que apresentam maior risco, devido a grande tendência que as pessoas tem de exporem suas vidas, então o maior cuidado a se ter é limitar um grupo de pessoas aos quais essas informações ficarão visíveis.
Basicamente, ao se utilizar este meio de comunicação o cuidado a ser tomado é escolher e priorizar as páginas com que mais o leitor se identifica, confia e de alguma forma lhe é benéfica.

3)           É mais efetivo com que público?
Ao criar artigos para websites e blogs deve-se ter um público alvo definido, ou seja, deve-se ter conhecimento das pessoas que lerão seus artigos. É importante ter em mente que o que será publicado sempre será lido e apreciado por alguém, que pessoas aprenderão com aquilo e divulgarão para seus conhecidos. Uma vez definido o público alvo, fica mais fácil saber quais assuntos serão mais atrativos, e qual a forma mais adequada de abordá-los

4)           Quais são os canais utilizados?
Os canais de websites utilizados tanto para acesso (receptor) quando para transmissão (emissor) são: blogs, redes sociais, sites de compra e venda, revistas eletrônicas, organizações governamentais, downloads, jogos on line, sites para pesquisa, entre outros.

5)           O que deve ser evitado ao transmitir a mensagem através de um blog?
Um erro muito comum em blogs, que prejudica a transmissão da mensagem a ser passada, é a personalização além do necessário da página, deixando-o com aparência sobrecarregada. Nesta categoria inclui-se também a utilização de inúmeros plug-ins, que, além de gastarem uma boa parte da banda de transferência, deixam o blog pesado e lento. É indicado que se excluam os desnecessários, e deixem apenas aqueles essenciais para uma boa experiência, tanto do blogueiro como do leitor.
Ainda nessa linha de raciocínio, deve-se evitar usar muitas imagens nos artigos. Elas gastam banda e colaboram com a lentidão do blog. É válido lembrar que escrever artigos para sites ou blogs é diferente de escrever para amigos em redes sociais. Dessa forma, abreviações, gírias e afins devem ser evitados, cultivando-se as normas da língua portuguesa.

6)           Dicas para chamar e prender a atenção do leitor, prender a atenção no assunto e passar a informação de forma clara?
Quando nos aventuramos a descobrir algo novo é inevitável cair no senso comum de que “a primeira impressão é a que fica”, por isso, é fundamental que a página do website seja visivelmente atraente e condizente com a proposta que este apresenta. Mas o leitor não se prenderá a este apenas por alguns segundos de admiração devido à estética da página, mas sim o que a deu origem e que realmente o marcará: o conteúdo.
Para manter o leitor sempre interessado é necessária a diversificação de assuntos a serem apresentados, e que de preferência, estes estejam relacionados a fatos cotidianos, para que ele possa identificar-se e interagir com o autor.
O tipo de linguagem deve variar de acordo o público alvo, oscilando entre a informal, formal ou até mesmo a polêmica “linguagem de internet”. Mas o importante é passar a informação de forma inteligente e objetiva.
E para isso é necessário muita criatividade para elementos como o título, sendo este um dos primeiros a ser notado, a presença de links que de continuidade ao tema/assunto ou introduzindo algo novo, é importante para que o leitor perceba que o blog lhe dá a liberdade pra buscar além e sempre voltar. Mas uma dica infalível é a originalidade.
--------------------------------------------------------------------------

Lição do dia: nunca confie que a coleguinha levará máquina fotográfica! Ficamos sem foto da visita! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário